quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

A Energia mais Preciosa



Andamos em maré de poupança. Renegociam-se os contractos da zon, meo, etc., juntamos cupões, redescobrimos restaurantes mais em conta, aproveitamos as promoções "leve 3, pague 2", substituímos lâmpadas por iluminação de baixo consumo, agendamos os horários da lavagem de roupa para horários mais baratos, enfim, fazemos trinta por uma linha, sedentos de encontrar a melhor estratégia para poupar. 

Mas há uma energia extremamente importante que eu pergunto se lhe damos o valor que ela merece: a Nossa Energia, a energia de cada um. A energia que produzimos para cuidar da família, para trabalharmos, para amarmos, para fazermos o jantar, para pensarmos. Temos algum método para usar esta energia ou gastamos à maluca e quando acabar acabou? 

Há alguns meses que me venho a aperceber da sua importância e toda a diferença que faz em poupá-la e canalizá-la para o momento certo. A energia de cada um está associada ao seu ritmo interior. Uma má gestão desta energia pode provocar uma catástrofe no nosso dia. 

Por exemplo, percebi que às cinco da tarde tenho um óptimo pico de energia para a escrita, que estava a utilizar em compras de mercearia de última hora, antes de ir buscar o cachopo à escola. Resultado: a essa hora sou sempre assaltada por imensas ideias que acabava  por apontar em pequenos papelinhos perdidos na mala enquanto aguardava na fila para me pesarem as maçãs. E pensava: "Logo à noite, depois de deitar o reguila, vou dar forma a estas ideias." O que realmente acontecia: depois de lhe dar o banho, o jantar, fazer 300 puzzles, e de contar 1001 histórias, ficava exausta e só me apetecia estender no sofá, acabando por me deitar frustada. E afinal era tão simples proteger aquela horinha, só precisava de reorganizar os meus afazeres. 

O melhor de tudo, é que quando usamos a energia certa no seu devido momento, criamos mais energia e neste campo, por vezes, é importante sermos auto-suficientes.


Boas Poupanças!

1 comentário:

  1. Tens toda a razão no que escreves. Temos que saber distinguir o que é importante do que é urgente. Bjs

    ResponderEliminar