quinta-feira, 23 de maio de 2013

Ritual do Óóó...


Quando chega a hora do cachopo ir dormir há todo um ritual que passo a apresentar: "Agora é óóó. Vamos?" Resposta sempre pronta e simples: "Não." "Pequenito, anda cá ver uma coisa." Pego-o ao colo e aproximamo-nos da janela da sala: "Olha, é de noite. Já não há meninos na rua. É hora de ir dormir." Depois viramo-nos para o sofá: "Estás a ver?  O pai já está a fazer óóó." Eu e o pai já temos esta parte ensaiada. Sempre que eu digo: "Estás a ver?", O pai já sabe que é a deixa para ele, esteja o que estiver a fazer, parar e fingir que está a dormir. É uma espécie de jogo "macaquinho do chinês". Lembram-se como era? Paramos e ficamos imóveis, neste caso, de olhos fechados. 
Há umas semanas atrás, os tios foram lá a casa e também tiveram que "brincar ao macaquinho do chinês". O cachopo, embora com as suas dúvidas, lá se convenceu que na sala estavam todos a dormir e conseguimos avançar para o quarto sem choros.  A primeira etapa da missão foi bem sucedida. Mudámos a fralda,  fechámos a pressiana, beijinhos e abraços e eis que, sem dar por isso, o principezinho já estava na cama. "Pronto, agora a mãe também vai fazer óóó.", e saí do quarto. 
Aparentemente, tudo correra bem. Mas passados 5 minutos, tive que retomar a missão: "Mãããeeeeee, oh mãããeeee, anda cá mããããeee!...." Lá tive que ir... Encontrei-o em pé na cama. "Então, o que foi? Ainda estás acordado?" indaguei. "O pai?" perguntou ele. "Está a fazer óóó", "E o tio?", "Está a fazer óóó" , "E a tia?", "Está a fazer óóó." "ihh... mãããe... Taaaanti óóó!..." Perante aquela evidência deu-me uma vontade enorme de rir. O que iria naquela cabecinha: "Mas que raio, agora vêm todos para aqui dormir? Não têm camas nas casas deles? Sujeitam-se a dormir em pé se for preciso?" Enfim, tantas mentirinhas piedosas que ele tem ainda para descobrir!... Passado uns 10 minutos continuava acordado e a chamar-me. Acabei por pegá-lo ao colo e permaneci em pé a embalá-lo "Então bébé, já chega! Tens que dormir." Ele olhava sério para mim. Continuei: "Estão todos a dormir, só faltas tu! Olha, a mãe também vai fazer óóó." E nisto fecho os olhos com ele ainda ao colo. Acho que neste momento ele previu o pior, endireitou-se e com os olhos "colados" aos meus começou: "Mãe, oh mãe! Mãe! Mããããeee!" Acho que foi das primeiras vezes que ele teve noção do perigo que corria por estar ao colo de alguém a dormir. Se tivesse ali um copo de água acho que ele me tinha despejado em cima para evitar uma catástrofe. Doce ingenuidade...

4 comentários:

  1. LOLOLOL!!!:P
    Porque será que os rituais do óó são sempre tão fofooooooos?? :) ahahah
    Mas olha que o teu pequenote é um rapaz atento e preocupado!!;) ehehhe
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Quando fechei os olhos para fingir que estava a dormir, não os pude manter fechados por muito tempo... ele estava mesmo preocupado... :)

    ResponderEliminar