segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Bolas de Sabão com Rosto




As Bolas de Sabão de hoje foram trazidas pelo olhar de uma amiga, Eva Pinto, e que tenho tido o privilégio de as poder admirar.
Uma Imagem vale mais do que mil palavras e estas são prova disso. Mas a verdade, é que sempre que vejo uma destas fotografias sou invadida por uma "enxurrada" de palavras, pensamentos, sentimentos!... É inevitável! Apetece-me explodir!... Sinto as emoções à flor da pele...
O que vejo são rostos genuínos e o mais extraordinário é que o olhar desta minha amiga permite-nos uma viagem ao interior da pessoa que ela acabou de fotografar. Consegue-nos transportar ao momento do "click" mas também nos deixa ver o mundo pelos olhos dessa pessoa que, por momentos, esteve diante dela.

“Soprei” duas palavras por imagem, aquelas que naquele preciso instante melhor expressaram aquilo que senti quando as observei.
Segue-se também um pequeno relato da Eva e do momento do “click”.

Hoje deixo-vos aqui Bolas de Sabão com Rosto.

Viagem à Índia.




Meninice. Serenidade.

Ciganita do sul da Índia,
mostrava-me o seu brinquedo
como se fosse uma Barbie Channel.
Na verdade, para ela era.
Tinha um espírito livre.
(Eva Pinto)



Segredos. Estórias Guardadas.

Fotografei esta senhora. Quando lhe mostrei a sua foto, abriu um sorriso do tamanho do mundo, percebi então, que tinha cataratas em estado avançado. Nunca cheguei a perceber se viu a sua imagem, mas pelo menos senti que, por momentos, respirava felicidade.
(Eva Pinto)


Ingenuidade. Felicidade.

Era domingo e, junto ao mar,
as famílias iam passear os seus melhores fatos.
Esta menina de uma família de classe mais alta
tinha a felicidade estampada no rosto.
(Eva Pinto)


Trabalho. Sabedoria.

O jardineiro do hotel onde fiquei nas montanhas de Chá. Pedi para o fotografar, agarrou-se à cabeça e pedi-lhe desculpa. Afinal o que ele queria era uma foto sem o lenço de trabalho. Queria ficar bonito! Como já lhe tinha "roubado" esta, a seguir tirei-lhe várias fotos com a sua melhor pose. Há cerca de um mês, enviem-as para o hotel com o objectivo de lhe as entregarem. Responderam-me a agradecer e a dizer que o senhor não cabia em si de contentamento, não tinha uma fotografia tão bonita como esta.
(Eva Pinto)

Vontade. Querer.

Instituição de surdos com quem tive o privilégio de passar um dia. Uns reguilas do pior. Cada um expressava-se à sua maneira para chamar a minha atenção. Acabei o dia com trinta “putos”, literalmente, em cima de mim.
(Eva Pinto)




Força. Lutadora.

Ciganita linda, vendedora de pulseiras que me encantou pela sua beleza.
(Eva Pinto)




Profundidade. Verdade.

Mumbai. Menina de rua, talvez quatro aninhos. Com um lenço pendurado num galho baloiçava tristemente. Olhámo-nos. Ficou indecisa se havia de vir ou não até eu lhe fazer um gesto de consentimento. Timidamente, fez várias poses para a máquina, era sem dúvida uma grande sedutora. Agachei-me e enchi-lhe as mãos de rebuçados e uma nota. Sorriu-me e correu de volta aos gritos para o pai que dormia no chão, mais à frente entre corvos e lixo. Voltei as costas, fiquei a ouvir os seus gritos de felicidade,
enquanto eu chorava em silêncio.
(Eva Pinto)


visitem Alma Inquieta no facebook e deixem-se contagiar por este olhar!...

3 comentários:

  1. Simplesmente AMEI....:) Obrigada pela partihla Sónia!!:)
    Um beijinho e uma boa semana para ti!:)

    ResponderEliminar
  2. Fiquei deliciada!!! :)
    Obrigada!

    http://saladosilenciocorderosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela partilha do meu sentir que me continua a inquietar a alma! adoro-te!!!

    ResponderEliminar