quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Dieta Alimentar para a Vida


"Come bem, deita-te cedo, pratica um desporto para cresceres de forma saudável." 
Será isto o suficiente para crescermos bem? Eu diria que isto é apenas uma parte para o nosso bom crescimento físico, mas há outras coisas igualmente importantes  e que, de maneira nenhuma, são prescindíveis: são elas os laços que criamos com as pessoas à nossa volta. O fluxo de sentimentos que daí nasce, permite fortalecer esses laços, pois nessa troca de emoções estão "vitaminas" essenciais ao nosso crescimento. 
Lembro-me da primeira consulta do cachopo, tinha apenas 5 dias. A pediatra disse para o despir. E, antes de fazer alguma coisa, deixou que a expressão corporal dele falasse e só depois comentou: "vê-se que é um bébé que está bem com ele próprio. Aprecie a forma como ele se espreguiça, é um bébé tranquilo." 
Estava à espera que naquela consulta fossemos falar apenas de amamentação, horas de sono, vacinas, mas não. Aqueles breves momentos da consulta fizeram toda a diferença ao perceber como é crucial este lado da "alimentação" de um bébé. De alimentar a sua tranquilidade, de alimentar a sua confiança e segurança, de o apertar contra o peito para ele ouvir o meu coração, provavelmente o som mais familiar para ele durante a gravidez. Eu própria, enquanto mãe "acabadinha de nascer" senti-me bem, tranquila e segura naquele instante. 
Os mimos fazem-nos crescer saudáveis, por isso, em momento algum se esqueçam de incluir mimos na vossa "dieta alimentar"!...

2 comentários:

  1. Concordo a 100%!!!!;) sei que tenho andado meio ausente, mas é apenas falta de tempo, sempre que posso dou um saltinho aqui, mas nem sempre consigo deixar comentário, hoje porém deixo um!!;)
    Beijocas

    ResponderEliminar