segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A Avó Nini está aí para as curvas!



Não é para me gabar, mas até costumo ter o sentido apurado para perceber o duplo significado de expressões em geral. Porém, há dias, que parece que tenho o botão da perspicácia desligado e as coisas passam-me ao lado, ou melhor dizendo, interpreto as expressões no sentido literal. Passemos a um exemplo: a minha avó Nini já tem 84 aninhos e, de vez em quando, vai passar umas temporadas a casa dos meus pais ao Alentejo para mudar de ares. Numa dessas vezes, dei-lhe boleia na sua viagem de regresso a Lisboa. Aproveitámos o caminho para pôr a conversa em dia. Às duas por três, diz-me ela: "Nem sabes, num destes dias, plantei cá uma figueira!... Nem imaginas!...", "A sério, avó?",  "Sim, uma grande figueira!", "Ai avó, só tu para ires para o Alentejo plantar figueiras!...". Ri-me e avó Nini  riu-se também. Depois, ficámos caladas durante algum tempo. Eu continuei a pensar na plantação da figueira: "Mas que raio? Porque é que os meus pais haviam de deixar a minha avó plantar uma figueira? Ela já não vai para nova... Ok, eu sei que gostam de a manter entretida, ela própria gosta de se sentir útil, mas plantar uma figueira não é propriamente fazer crochet. Será que ela andava sem fome e a jardinagem foi a forma que arranjaram para lhe abrir o apetite?" Enfim, tinha que averiguar a situação. Chegámos a Lisboa. Deixei a  avó Nini na sua casa e depois segui para a minha. Já não conseguia aguentar mais, tinha que ligar à minha mãe. "Estou, olha, já estamos em Lisboa. A avó já está em casa. Mãe, tens que me explicar uma coisa: Que raio de actividades vocês andam a organizar para avó? Ela disse-me que andou a plantar figueiras.... Mãe, a avó tem 84 anos, não vos ocorreu uma coisa mais simples? É que...", "Sónia! Calma!" Interrompeu a minha mãe, aproveitando, para me ligar o botão da perspicácia: "Plantar Figueiras, quer dizer caír. A avó enquanto fazia a sua caminhada pelo pomar escorregou, mas não foi nada complicado." E depois começou-se a rir e com razão: "Ai Sónia... Só tu...", "Pois...", disse eu, sorrindo envergonhada. "Beijinhos". Desliguei o telemóvel e comecei a rir por dentro. Agora percebo porque é que avó Nini se riu quando disse que tinha plantado uma figueira, porque apesar da idade continua a ser uma senhora encantadora com um grande sentido de humor!

Sem comentários:

Enviar um comentário